segunda-feira, 10 de maio de 2010
Hidroterapia X Diabetes
A diabete melito ( DM ) consiste em diferentes subgrupos de fisiopatologia diferentes. Os dois maiores subgrupos são classificados como tipo I e tipo II.
A DM, e caracterizada pela deficiência (ou falta) de insulina, que possui ação anabólica e hipoglicemiante (diminuição da taxa de glicose no sangue) facilitando a penetração de glicose nas células. A deficiência de insulina causa um aumento exagerado na glicemia (hiperglicemia). A DM tipo I ou insulino dependente denominada antigamente como DM juvenil, está associada com a deficiência absoluta de insulina e com bastante freqüência, de outros hormônios pancreáticos. A DM tipo II ou não insulino dependente, tende a ocorrer em indivíduos mais idosos e é responsável por 80 a 90 % dos casos de diabetes é também relativamente menos grave que a tipo I.
Por que Hidroterapia?
Para o diabético a atividade física é parte integrante do tratamento e controle da hiperglicemia, por isso é de extrema importância que o diabético esteja sempre sendo orientado quanto à realização de alguma atividade física. A atividade que irá realizar vai depender da indicação médica e da própria adaptação do paciente (caminhar, pedalar, correr, nadar, etc.), aquele que mais lhe agrade. A hidroterapia apresenta uma série de vantagens, que leva o paciente diabético a se adaptar muito bem na terapia aquática. Normalmente é uma terapia muito agradável, que não gera sobrecarga de peso nas articulações (principalmente no tipo II, que são idosos), e permite um trabalho muscular global sem gerar tanta fadiga, facilitando e otimizando a atividade física para os praticantes.
Cuidados na prática de Atividade Física ·
Procure sempre seu médico antes de realizar qualquer atividade física · As atividades devem ter freqüência de dias alternados. (no Max. 3 x por semana) · Ficar atento sempre com o risco de hipoglicemia após o exercício. (alimente-se antes e depois) · Realize atividades progressivamente e com acompanhamento profissional · Os diabéticos insulino dependentes necessitam maior atenção · Realizar as sessões pelo menos 1 hora após a aplicação de insulina · Não realizar atividade na musculatura onde foi aplicada a insulina, no mesmo dia.
Cuide bem da sua vida! Faça atividade física!
·Melhora a auto estima
· Controla o peso corporal
· Regula o nível de glicose sangüínea
· Diminui o risco de doenças coronarianas e controla a pressão arterial.
· Previne a nefropatia hepática e neuropatia diabética
· Diminui a dose de medicamentos
fonte:http://www.andef.org.br/artigos.htm
Assinar:
Postar comentários (Atom)
MEU FILHO É DIABÉTICO E SEDENTÁRIO A HIDRO FISIOTERAPIA PODERIA AJUDA-LO?
ResponderExcluir